Início Notícia Voltar

Emater apresenta balanço dos danos causados pela estiagem à produção agrícola do Estado

Dados mostram que produção total de grãos é 24% superior à do ciclo passado, porque efeitos da falta de chuva foram menos severos neste ano no Estado

07/03/2023 14:10 por redação


CapaNoticia

Coletiva ocorreu nesta terça-feira; na imagem, Claudinei Baldissera, diretor-técnico da Emater-RS Jefferson Botega / Agencia RBS


 

A segunda estimativa da safra de verão da Emater-RS dá um retrato mais próximo dos danos causados pela estiagem à produção agrícola do Estado. A quebra chega a 41% no milho e a 31% na soja.

Os números ainda não são finais e serão mais exatos quando a colheita do ciclo for encerrada, mas já antecipam ao menos uma boa notícia. Apesar da quebra que se repete, o efeito da falta de chuva é menos severo neste ano se comparado ao ciclo passado: no conjunto das culturas plantadas, houve aumento de 24% em produção ante a safra 2021/2022.

Os números foram apresentados durante café da manhã na casa da Emater na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Os secretários estaduais do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e da Agricultura, Giovani Feltes, acompanharam a divulgação dos dados. Marjorie Kauffmann, titular da pasta do Meio Ambiente, também esteve na apresentação.

Na soja, principal cultura do verão, a produção estimada é de 14,1 milhões de toneladas, com produtividade de 2,1 mil quilos por hectare. A heterogeneidade da condição climática, com diferenças na distribuição de chuvas, trouxe desenho diverso no Estado. A metade oeste do mapa, que concentra a maior parte da produção, sofreu os piores efeitos da estiagem. A produção total aponta para queda de 31,1%, e produtividade 30,5% menor.

No milho, cultura que sofreu os maiores danos pela falta de chuva, é projetada quebra de 39,49% em produtividade (4.440 quilos por hectare) e de 41,05% em produção, somando 3,5 milhões de toneladas. No milho silagem, usado especialmente na alimentação dos animais, a quebra é de 40,51%.

 

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Voz do Brasil

Ouça aqui

91.5 FM

Paradão do Ouvinte
89.7
91.5