Família de Santo Augusto faz rifa para custear tratamento de saúde da filha de 8 meses
Bebê foi diagnosticada com um tipo raro de câncer ocular
21/02/2023 13:08 por redação
Allana Pettenon, de 8 meses, está em tratamento para retinoblastoma. Foto: Arquivo Pessoal/ Família
A pequena Allana Pettenon, de 8 meses, filha da Ana Rubia Pettenon e do Anderson Pettenon, moradores de Santo Augusto, foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular.
Allana está em tratamento, que ocorre em Porto Alegre. Ana Rubia contou que a filha realiza consultas semanais de acompanhamento e a cada 21 dias tem sessões de quimioterapia. O SUS cobre o tratamento, porém, os deslocamentos e demais gastos pessoais estão sendo custeados de forma particular, bem como, a maior parte dos medicamentos, que também não estão disponíveis na rede pública.
O retinoblastoma é uma doença silenciosa, por isso é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes. Ana Rubia relatou que a família percebeu alguns sinais quando a bebê tinha apenas três meses de vida e apresentava pupila esbranquiçada na presença de flash.
“Com três meses descobrimos anisocoria, porém, o diagnóstico era fisiológico, não aceitamos, e continuamos insistindo com a pediatra até ela nos encaminhar a Passo Fundo. A consulta em Passo Fundo foi particular e no 24 de janeiro recebemos o diagnóstico de retinoblastoma em estágio B, porém, a médica nos encaminhou a Porto Alegre, com um médico mais experiente na área. Até então, tudo particular. Ele confirmou o diagnóstico e passou o tratamento, pedindo inúmeros exames, incluindo uma ressonância, e solicitou urgência para o início de quimioterapia. Crianças com retinoblastoma geralmente tem um diagnóstico tardio, e quanto antes tratada maior a chance de cura”, explicou a mãe.
A princípio, o tratamento terá duração de um ano, sendo seis meses com quimioterapia. Ana Rubia relatou que no momento, dedica todo seu tempo para atender a filha, já que ela “exige cuidados especiais, não pode sofrer nenhum tipo de queda, nem ir à creche ou em lugares com aglomeração”.
Para auxiliar nos custos, a família está realizando uma rifa. São 26 prêmios e o número custa R$ 10,00. Números estarão disponíveis na recepção da Rádio Querência, a partir de quarta-feira, 22.
Doações espontâneas também podem ser feitas através do PIX, chave CPF — 02548716074 em nome de Anderson Pettenon.
Sorteio será realizado no dia 12 de maio.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.