Inmet alerta para risco de temporal nesta terça-feira em todo o RS
Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste devem ser as regiões mais atingidas
14/02/2023 08:19 por redação
Inmet emitiu alerta laranja para todo o RS para risco de temporal e queda de granizo Inmet / Reprodução
Após uma segunda-feira (13) de muito calor no Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a possibilidade de temporal e queda de granizo no território gaúcho nesta terça-feira (14).
Podem ser registradas no RS rajadas de vento entre 60 km/h e até 100 km/h. Dessa forma, existe o risco de alagamentos, danos nas redes de energia e aparelhos elétricos, quedas de árvores e estragos em plantações em todo o Estado.
As regiões da Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste devem ser as mais atingidas. Nestas áreas, sete municípios devem ter acumulados de 48 mm (veja abaixo a lista dos maiores acumulados), o que representa 30% da expectativa para o mês.
A temperatura máxima prevista para a terça-feira no RS deve ser registrada em Alto Feliz, no Vale do Caí, registrando 39°C.
Segundo a Climatempo, pelo fato da segunda-feira (13) ter registrado altas temperaturas em todo o Estado, esse calor favorece a formação de nuvens de chuva. Contudo, a circulação de vento em diferentes níveis da atmosfera também corrobora para a existência de nuvens carregadas.
O cenário de chuva deve persistir até a próxima sexta-feira (17). Nesta quarta-feira (15), a temperatura mínima aparece, em Pedras Altas, no sul do Estado, com os termômetros registrando 14°C . Já a máxima de 32°C vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte.
Municípios com maiores acumulados previstos para terça-feira
- Alegrete, Fronteira Oeste: 48mm
- Bagé, Campanha: 40mm
- Barra do Quaraí, Fronteira Oeste: 48mm
- Garruchos, Noroeste: 48mm
- Itaqui, Fronteira Oeste: 48mm
- Manoel Viana, Fronteira Oeste: 48mm
- Maçambará, Fronteira Oeste: 48mm
- Uruguaiana, Fronteira Oeste: 44mm
Situação da estiagem no RS
De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS, subiu para 272 o número de municípios do Estado que decretaram situação de emergência por conta da estiagem. No último final de semana, o maior acumulado foi registrado em Entre-Ijuís, no Noroeste, com 28 mm de precipitação.
Como a Climatempo destacou recentemente, os problemas trazidos pela seca não serão resolvidos pelas pancadas de chuva previstas para o RS nos próximos dias. Os efeitos da estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña. Os relatórios recentes indicam que o fenômeno caminha para neutralidade entre fevereiro e março, mas a atmosfera demora para responder a essa mudança.
GaúchaZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.