Início Notícia Voltar

Estimativa eleva quebra na safra de verão do RS

Estimativa foi realizada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL), e divulgada nesta sexta-feira 

20/01/2023 15:07 por redação


CapaNoticia

 

As culturas de milho e soja estão sendo acometidas, novamente, por uma estiagem no RS nesta safra 2022/2023. Uma estimativa realizada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL), e divulgada nesta sexta-feira (20/01), estima que em áreas de milho sequeiro (sem uso de irrigação), em média, os prejuízos relacionados à quebra de safra já alcançam 53 % em relação à expectativa de produção inicialmente traçada pelas cooperativas. Em dezembro, os prejuízos alcançavam 42 %.

A estiagem também interfere na cultura da soja. Até o momento, na área de atuação das cooperativas, 98,4 % da área destinada à soja foi semeada, enquanto que 1,5 % da área semeada ainda não emergiu. A produtividade média projetada agora é de 2940 kg/ha. Em dezembro, a expectativa era de 3490 kg/ha, uma quebra estimada de 16 % na produção da principal cultura de verão do Estado.

Devido às chuvas abaixo da média durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, várias regiões já contabilizam perdas superiores a 80 % na cultura do milho sequeiro e de até 40 % na cultura soja. Os dados foram coletados em 21 cooperativas ligadas à RTC/CCGL.

Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL)



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5