Mãe é presa pelo sequestro de criança que estava sob a guarda da avó em Viamão
O menino de dez anos havia sido levado da frente de casa em 28 de dezembro
19/01/2023 09:17 por redação
Uma mulher de 35 anos foi presa na manhã dessa quarta-feira (18) por sequestrar o próprio filho, que estava sob a guarda da avó. O menino de dez anos havia sido levado da frente de casa em 28 de dezembro, no bairro Santo Onofre, em Viamão, na Região Metropolitana.
Segundo a Polícia Civil, a avó, que detém a guarda dos netos, registrou um boletim de ocorrência na data do sequestro. Conforme o relato à polícia, a mãe teria passado de carro quando a criança, diagnosticada com epilepsia e autismo, estava na rua, em frente à residência em que morava com os demais familiares.
Testemunhas relataram à polícia que a mãe teria tentado levar ainda a filha menor, de oito anos, de quem a avó também possui a guarda. No entanto, a criança teria entrado correndo para o interior da casa e avisado à família que o irmão havia sido raptado.
Além da Polícia Civil, a avó também recorreu ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. Foi expedido um mandado de busca e apreensão pela Justiça para restabelecer a guarda da criança. No dia 9 de janeiro deste ano, oficiais de justiça tentaram localizá-lo e não obtiveram êxito.
Na terça-feira (17), familiares procuraram novamente a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Viamão, pois seguiam sem informações sobre a criança. A família demonstrou preocupação com o estado de saúde do menino, que já estaria há praticamente 20 dias sem tomar medicações do tratamento recorrente.
Na manhã de quarta-feira (18), policiais civis da Seção de Investigação da 2ªDP fizeram buscas pela mãe e, por uma fresta na janela da residência da procurada, visualizaram a criança dormindo. A equipe entrou no imóvel e prendeu a mulher em flagrante por subtração de menor — conforme previsto no art. 237 do Estatuto da Criança e do Adolescente — e por posse de entorpecente.
— A criança é diagnosticada com autismo e epilepsia, sendo beneficiária de um auxílio financeiro em razão dessa condição. Preliminarmente, foi possível apurar que a disputa familiar pela guarda da criança gira em torno do recebimento desse benefício — explicou o delegado João Vitor Herédia, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Viamão.
Após os procedimentos relativos ao flagrante, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e, posteriormente, ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), onde deve ser realizada audiência de custódia nesta quinta-feira (19).
Gaúcha ZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.