Prejuízos causados pela estiagem em Santo Augusto se aproximam de 100 milhões de reais
Queda de produtividade na cultura do milho representa prejuízo superior a 16 milhões de reais
13/01/2023 13:43 por redação
Foto: Luiz Carlos Pommer
A falta de chuva causou prejuízos irreversíveis na agricultura e pecuária em Santo Augusto.
Na última segunda-feira, 09, representantes do Conselho de Agropecuária estiveram reunidos, oportunidade em que elaboraram um relatório sobre as perdas.
Milho, milho silagem e pecuária leiteira foram os mais afetados. De acordo com os dados, em relação ao milho, houve 77,01% de redução no rendimento, já que a escassez de chuva atingiu 1500 dos 2500 hectares cultivados. A queda de produtividade na cultura do milho representa prejuízo superior a 16 milhões de reais.
No milho silagem essa queda foi de 54,16%. Na pecuária leiteira, estima-se redução da receita em 20%, considerando período de dois meses, o que representa R$ 1.388.333,33 que deixaram de circular na economia municipal.
Sobre a soja, que ainda está em fase de desenvolvimento, já se estima prejuízo de 22,84%, número que pode aumentar, caso não ocorra estabilidade das chuvas.
Destaca-se que os percentuais são uma média das perdas, podendo ser ainda maiores em determinadas localidades, onde as chuvas foram mais irregulares.
Somadas, as perdas econômicas atingem R$ 96.876.922,73 em Santo Augusto. O laudo da EMATER com as informações detalhadas, será utilizado pela Prefeitura, para elaboração de um Decreto de Emergência, de modo que o Município consiga acesso a recursos e políticas públicas para amenizar os prejuízos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.