Passa de 50 número de municípios do RS em situação de emergência por estiagem
São 13 bacias hidrográficas em alerta devido ao baixo nível dos rios no Estado
10/01/2023 13:54 por redação
Em estância em São Gabriel, estiagem já muda paisagem de açude, que secou Alex Silveira / Divulgação
Com a falta de chuva em todo o Rio Grande do Sul, segue aumentando a quantidade de municípios afetados pela estiagem. Na manhã desta terça-feira (10), chegou a 51 o número de cidades que decretaram situação de emergência devido ao problema — os decretos são contabilizados pela Defesa Civil Estadual desde 1º de dezembro de 2022.
Só na segunda-feira (9), foram três prefeituras que publicaram documentos com a situação de emergência: Candiota, na Campanha, e Nova Palma e Restinga Seca, na Região Central (veja a lista abaixo).
Do total de cidades que decretaram emergência, 16 tiveram os documentos homologados pelo governo do Estado. A homologação possibilita às prefeituras receber ajuda humanitária, como caixas d'água e reservatórios móveis, caso solicitado.
Atualmente, a Defesa Civil Estadual empresta 10 reservatórios móveis de água com 4,5 mil litros a prefeituras gaúchas. São cidades com decretos e que terão o empréstimo por até 90 dias.
A primeira ação é sempre dos municípios, mas o Estado realiza ações supletivas quando não há capacidade de resposta. Em 2022, mais de cem cidades adquiriram reservatórios com recursos federais.
Já o reconhecimento pela União habilita ao município receber recursos. Até agora, apenas Tupanciretã teve o decreto reconhecido pelo governo federal.
Se comparado aos últimos ciclos, este período de estiagem coloca menos municípios em situação de emergência. Considerando os períodos entre outubro e dezembro, foram 28 decretos em 2022, quatro vezes menos do que em igual período de 2021, quando foram registrados 117. Apesar disso, especialistas alertam que o solo tem dificuldades de se recuperar após repetidos períodos de falta de chuva.
Nível dos rios
O número de bacias hidrográficas gaúchas em alerta devido ao baixo nível dos rios subiu de 10, na última semana, para 13 nessa segunda-feira, conforme monitoramento da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
As bacias em alerta são Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo-Jacuí, Guaíba, Apuaê-Inhandava, Ijuí, Ibicuí, Negro, Uruguai, Santa Maria e Camaquã.
As bacias Quaraí e Mirim-São Gonçalo encontram-se em cota de atenção, situação considerada menos grave.
O prognóstico meteorológico divulgado pela Sema prevê volumes poucos expressivos de chuva entre quinta e sexta-feira. Os maiores acumulados ficarão concentrados na faixa leste e metade norte, principalmente na Serra.
Estado de atenção
Está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça uma ordem de serviço em que é estabelecido estado de atenção em todo o Rio Grande do Sul durante o período de estiagem devido à "baixa disponibilidade hídrica, que resulta no comprometimento do abastecimento humano, em todos os pontos de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)". O estado de atenção vigora pelo prazo de 90 dias.
Pelo decreto, a Corsan acompanhará diariamente o nível dos mananciais que utiliza, para que possa identificar, com antecedência, eventuais problemas de abastecimento. Caso seja identificado, o problema deverá ser comunicado imediatamente para que sejam tomadas as providências necessárias. Em caso de necessidade de ação emergencial, a Corsan fica autorizada a fazer intervenção no manancial.
Municípios que decretaram situação de emergência:
- Agudo
- Arroio Grande
- Benjamin Constant do Sul
- Boa Vista do Incra
- Candiota
- Capão do Cipó
- Cerro Branco
- Cerro Grande
- Cerro Largo
- Cristal do Sul
- Cruz Alta
- Dilermando de Aguiar
- Faxinal do Soturno
- Frederico Westphalen
- Herval
- Iraí
- Jari
- Jóia
- Júlio de Castilhos
- Lajeado do Bugre
- Liberato Salzano
- Maçambará
- Manoel Viana
- Mata
- Nova Palma
- Novo Tiradentes
- Palmitinho
- Paraíso do Sul
- Pedras Altas
- Pinhal
- Pinheiro Machado
- Quevedos
- Redentora
- Restinga Seca
- Rio dos Índios
- Rodeio Bonito
- Rolador
- Sagrada Família
- Santa Margarida do Sul
- Santa Maria
- São Gabriel
- São João do Polêsine
- São José do Norte
- São Martinho da Serra
- São Pedro das Missões
- Taquaruçu do Sul
- Toropi
- Tupanciretã
- Vicente Dutra
- Vista Alegre
- Vista Gaúcha
Gaúcha ZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.