Início Notícia Voltar

SOS Estiagem: quase 40% dos agricultores familiares já sacaram auxílio

O pagamento se iniciou no dia 16 de novembro.

29/11/2022 15:39 por redação


CapaNoticia

 

Em 10 dias de pagamento, 38% dos 67.456 agricultores familiares pertencentes ao grupo 2 do Programa SOS Estiagem já sacaram o benefício de R$ 1 mil reais, em parcela única. O pagamento se iniciou no dia 16 de novembro.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que coordena essa política de crédito emergencial, ressalta que o repasse do apoio financeiro é destinado apenas àquelas famílias que possuírem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa em 1º de fevereiro de 2022, renda bruta anual de até R$ 100 mil, e que residirem em município com decreto de situação de emergência ou de calamidade pública homologado pelo Estado, decorrente da estiagem, entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022.

Para resgatar o valor, o beneficiário deverá se dirigir até uma agência do Banrisul e apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. O saque não precisa ser realizado no município de origem. Os beneficiários terão o prazo de até 80 dias para sacar o recurso. Transcorrido esse prazo sem a realização do saque, os valores remanescentes retornarão ao Estado.

Para saber se está apto a receber o auxílio, o público-alvo deverá fazer a consulta no site www.sosestiagem.rs.gov.br com o número de CPF.

Primeiro grupo de beneficiários

Até 25 de novembro, 87% dos 12.978 beneficiários do primeiro grupo (assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e ribeirinhos residentes no meio rural) realizaram o resgate do valor. O pagamento começou no dia 13/10/2022 e vai até 31/12/2022. O apoio financeiro é destinado às famílias residentes em áreas rurais que registraram perdas na última safra de verão, por conta da estiagem.

Governo do Estado RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5