Saiba quem terá direito ao 13º salário do INSS neste final de ano
A maioria dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários já teve o adiantamento
15/11/2022 08:20 por redação
Está chegando a época tradicional de pagamento do 13º salário, o que também inclui aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, em 2022, o valor foi novamente antecipado para o primeiro semestre, assim como o governo federal tem feito desde 2020 como medida de estímulo econômico.
Por isso, somente receberá a gratificação natalina quem passou a ter direito ao benefício do INSS após o adiantamento, que começou em abril. Os valores, portanto, serão proporcionais, conforme a quantidade de meses em que o segurado recebeu aposentadoria, a pensão ou o auxílio.
A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS. O depósito começa no dia 24 de novembro e termina em 7 de dezembro. Começa para quem tem direito a um salário mínimo, que está em R$ 1.212.
A partir de 2023, esses beneficiários passam a receber o 13º com os demais. Quem tem BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Renda Mensal Vitalícia não têm direito a 13º salário.
O 13° salário também é pago a todo empregado com carteira assinada. O valor do 13º salário será equivalente ao salário de um mês trabalhado caso tenha mantido vínculo empregatício com a empresa no prazo de um ano, ou o valor proporcional a partir da sua contratação.
Portanto, caso você tenha sido contratado com o regime de carteira de trabalho assinada você terá direito a receber o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês de serviço. Esse valor deve ser pago em, no máximo, duas prestações. A primeira ainda no mês de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro.
Gaúcha ZH/ Giane Guerra
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.