Com gravações e carta datilografada por Aldo Rodrigues, cápsula do tempo do CEPAN resgata parte da história da Rádio Querência
Ouça parte do conteúdo da carta datilografada pelo saudoso Aldo Rodrigues intitulada “Segredos do terceiro milênio”
10/11/2022 15:17 por redação
Foto: Maira Kempf
Fragmentos da história foram relembrados na última sexta-feira, 04, dia em que foi aberta a Cápsula do Tempo do CEPAN.
A urna havia sido fechada no ano de 2000, quando a escola ainda era Cenecista, e na época foi uma proposta do professor Paulo Hermes. No interior, estavam informações ali postadas pela comunidade escolar e algumas instituições. O objetivo era abri-la duas décadas depois, porém, devido á pandemia, essa atividade precisou ser adiada.
Agora, vinte e dois anos após, foi feita a sua abertura. Entre os diversos objetos, estavam alguns com memórias sobre a Rádio Querência, que em 2000 tinha 12 anos.
Uma carta datilografada pelo saudoso Aldo Rodrigues intitulada “Segredos do terceiro milênio”. Nela, Aldo contou a história da rádio, que na época estava instalada nas proximidades do CTG Pompílio Silva, relatou a compra do terreno e a expectativa para a construção do prédio próprio — ocorrido em 2002, bem como, a migração para a Frequência Modulada, o que se tornou realidade há três anos.
No texto, Aldo falou dos funcionários, na época treze (veja na foto abaixo) e adiantou que talvez nem todos seguiriam na RQ. De fato, alguns saíram, outros continuam contando essa história através dos microfones da Querência.
Um dos trechos que chama atenção é quando Aldo escreve sobre seu desejo de transmitir a abertura da cápsula:
“Como o futuro só a Deus pertence e os desígnios dele são vedados a compreensão e a sabedoria dos homens, o autor e narrador deste breve histórico, espera aos 80 anos, transmitir a abertura desta urna secreta no dia 20 de dezembro de 2020. Se isto não for a vontade de Deus, lembrem-se do Aldo Rodrigues, que durante as suas atividades no rádio, procurou dar o melhor do seu profissionalismo, pelo bem da comunidade que lhe acolheu com tanto carinho nos idos de 1988”.
Aldo faleceu em março de 2016.
Na cápsula também estavam um disquete com os primeiros passos para construção do site da RQ, uma fita com partes da programação da emissora do mês de dezembro do ano de 2000, além de uma foto com os profissionais que integravam a equipe naquele período.
Ouça um trecho do material arquivado por Aldo Rodrigues.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.