Inaugurada Sala das Margaridas em Palmeira das Missões
O projeto consiste em criar, dentro das delegacias, um ambiente exclusivo para o atendimento às vítimas e seus filhos, separado de onde são registradas as ocorrências gerais
09/11/2022 13:57 por redação
Esta é a 58ª Sala das Margaridas do Rio Grande do Sul - Foto: Felipe Martinetto/PCRS
Nesta terça-feira (08/11), a Polícia Civil inaugurou, em Palmeira das Missões, mais uma Sala das Margaridas, a 58ª do Rio Grande do Sul. O novo espaço, dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, funcionará nas dependências da Delegacia de Polícia do município, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 846. A implementação contou com parceria da comunidade, por meio do Grupo de Apoio aos Órgãos de Segurança Pública de Palmeira das Missões e de entidades parceiras.
Iniciado em 2019 como um projeto-piloto, em Santiago, na Região das Missões, a Sala das Margaridas se transformou em uma das principais medidas implementadas pela Polícia Civil para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado. O projeto consiste em criar, dentro das delegacias, um ambiente exclusivo para o atendimento às vítimas e seus filhos, separado de onde são registradas as ocorrências gerais. A ideia é garantir a privacidade e o respeito às mulheres durante o relato das situações de violência.
Nas Salas das Margaridas, as vítimas acolhidas podem registrar ocorrência policial, solicitar medidas protetivas de urgência e dar demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Os atendimentos são realizados por agentes especialmente capacitados e, sempre que possível, do sexo feminino.
A cerimônia de inauguração da Sala das Margaridas de Palmeira das Missões contou, dentre outras autoridades, com a presença do Chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes; do Subchefe de Polícia, delegado Vladimir Peukert Urach; do diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Nedson Ramos de Oliveira; da titular da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Palmeira das Missões, delegada Aline Dequi Palma e da titular da Delegacia de Palmeira das Missões, delegada de Cristiane Van Riel Santos. O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito de Palmeira das Missões, Régis Lorenzoni, pelo prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, entre outras autoridades do Poder Judiciário, Legislativo municipal e Brigada Militar.
Na ocasião, também foram apresentadas à comunidade palmeirense as novas dependências do cartório de atendimento a grupos vulneráveis, que passou por revitalização recente, e as duas viaturas Dusters ostensivas destinadas ao município, recebidas pela Delegada de Polícia Regional em outubro, em Porto Alegre.
Polícia Civil
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.