Professor de Santo Augusto tem tese de doutorado indicada para Prêmio
Docente da Rede Municipal de Ensino desenvolveu pesquisa sobre comunidades tradicionais do Paraná
18/10/2022 08:18 por redação
Foto: Arquivo Pessoal
A tese de doutorado do Professor Renato Pereira, da Rede Municipal de Ensino de Santo Augusto, foi indicada para o prêmio nacional da Capes.
A entidade confere distinção aos trabalhos de doutorado de relevância científica, tecnológica, cultural, social e de inovação. Intitulada “Entre valos e vêdos: territorialidades de permanência dos sujeitos das comunidades tradicionais rurais da Estrada da Lomba – Paraná”, a pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O professor desenvolveu seu trabalho de doutorado a partir da metodologia da imersão, em parceria com a pesquisadora, Professora Tanize Tomasi, convivendo nas comunidades tradicionais rurais paranaenses em torno de 61 dias e mais de 1200 horas em campo, nos anos de 2018 e 2019. Comunidades quilombolas e faxinalenses foram o tema central do trabalho que abordou seus saberes-fazeres, religiosidade, ancestralidade e historicidade.
Renato comprovou pela pesquisa oral e documental que essas comunidades convivem em territorialidades de permanência que perduram no tempo e no espaço, o que confere legitimidade às práticas desses grupos sociais. Daí a importância de sua divulgação científica, com linguagem acadêmica mas com um texto acessível e de fácil compreensão. “Essa é uma tese de referência para entender o Brasil profundo”, destaca o Professor Nilson Cesar Fraga, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Biografia
Renato Pereira é paranaense e atualmente reside no município de Santo Augusto-RS. Estudou em escola pública e participou de diversas entidades de liderança estudantil, desde a educação básica até o doutorado, na UEPG.
Professor de História e de Geografia, tem licenciatura em Geografia, História e Pedagogia, especializações na área da educação e gestão da educação. Possui vasta experiência como gestor educacional e cultural, com MBA em Gestão Pública, pela Unicentro. É autor da obra poética “Duas casas para decorar” e dos livros infanto-juvenis “Mãe d’água”, “O time de Cuco” e “Onde nascem as borboletas”. É membro-fundador da cadeira nº 10 e vice-presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul - Alenrio.
Atualmente, é supervisor escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Liberato.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.