ÁUDIO| Delegado orienta população sobre casos de extorsão ocorridos em Santo Augusto
Delegado explicou que pelas informações que chegaram até à polícia, situações caracterizam-se como extorsão
04/10/2022 15:55 por redação
Foto: André Motta
Após registro de fatos que resultaram em extorsões e tentativas em Santo Augusto, o delegado de Polícia Civil, Bruno Chaves, fez um alerta à comunidade.
ÁUDIO| Informações muito fidedignas que me assustaram, conta vítima de golpe em Santo Augusto
Segundo ele, pelas informações repassadas à polícia, nas situações relatadas, supostos integrantes de facções criminosas contactam a vítima, exigindo explicações e acusando-as de auxílio as autoridades policiais, o que estaria causando prejuízo às atividades criminosas do grupo. Além disso, exigem dinheiro e fazem ameaças de morte e de incendiar suas casas caso não efetuem os depósitos solicitados.
Os contatos são realizados através de áudios no WhatsApp, nos quais é disponibilizado um número de telefone para que as vítimas retornem e se expliquem. Nesse momento, o criminoso exige o dinheiro e para persuadir, usa informações pessoais e familiares fazendo as crer que estão sendo monitoradas. Em um dos casos, a vítima teve prejuízo de mil reais.
Apesar de caracterizar uma espécie de golpe — já que muitas pessoas estão recebendo as mesmas mensagens — o delegado orientou que as vítimas procurem a polícia, por se tratar de um crime de extorsão e não estelionato, visto que elas estão sendo compelidas a pagar uma quantia para que algo de mal não lhe aconteça.
No áudio abaixo, o delegado Bruno deu detalhes sobre as situações que chegaram até à delegacia e também orientações para a comunidade frisando que o mais importante é não responder ou retornar os contatos, e também não efetuar os pagametos exigidos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.