Início Notícia Voltar

Capacitação on-line gratuita para jovens está com inscrições abertas

Durante três meses, os estudantes cursarão uma formação básica gratuita, que inclui aulas de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação.

26/09/2022 13:47 por redação


CapaNoticia

 

Jovens gaúchos, de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever no PROA, programa de capacitação on-line gratuita com encaminhamento para o emprego em 2023.  A iniciativa conta com o apoio da Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria estadual da Educação (SEDUC).

Depois da inscrição, os candidatos realizam uma prova de português e matemática. Os aprovados iniciarão as aulas no dia 16 de janeiro. Durante três meses, os estudantes cursarão uma formação básica gratuita, que inclui aulas de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Após essa primeira etapa, eles poderão optar por seis trilhas com capacitações nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas serão 100% on-line e, uma vez por semana, os alunos serão acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo.

Essa será a terceira turma aberta no Rio Grande do Sul. O Estado conta com 500 PROANES, como são chamados os jovens que participam da capacitação, entre os quais está Matheus Viçosa de Lima, de 19 anos. “O curso chegou no momento certo, quando comecei a ter dúvidas sobre qual carreira seguir, qual caminho percorrer, o que eu faço agora. Quando você está no Ensino Médio, está seguindo a linha reta e do nada não tem mais essa linha. Graças aos conhecimentos que eu adquiri no curso, eu consegui aplicar no meu currículo e garanti meu primeiro emprego como jovem aprendiz”, afirma.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilhavam o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. O PROA oferece formações gratuitas para aumentar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Cyrela e da Fundação Casas Bahia, além de Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail e GetNet. Outras empresas do RS interessadas em oferecer oportunidades aos jovens gaúchos também podem se inscrever no link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando suas vagas disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: regiane.costa@proa.org.br ou pelo telefone (11) 98741-1790.

Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas nas Agências FGTAS/Sine. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

• As inscrições estão abertas no site https://www.proa.org.br/

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5