Início Notícia Voltar

Sobe para 29 número de casos confirmados de varíola do macaco no RS

Infecções já foram registradas em 14 cidades gaúchas

10/08/2022 08:25 por André Motta


CapaNoticia

O Rio Grande do Sul confirmou mais oito casos de varíola do macaco (monkeypox), nesta terça-feira. Com isso, já contabiliza 29 infecções, distribuídas em 14 municípios gaúchos. Outras 64 suspeitas seguem sob investigação. O novo boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) saiu no fim da tarde.

Porto Alegre é a cidade com o maior número de infecções (8). Também foram confirmados casos da doença em Campo Bom (1), Canoas (2), Caxias do Sul (3), Esteio (1), Garibaldi (1), Igrejinha (2), Novo Hamburgo (2), Montenegro (1), Passo Fundo (1), Santo Ângelo (1), São Marcos (1), Uruguaiana (1) e Viamão (3). Além desses, a SES reportou um caso de monkeypox em uma pessoa que não reside no Rio Grande do Sul, mas teve o diagnóstico confirmado na capital.

Sintomas e transmissão

A erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas é um dos principais sintomas da doença e pode afetar todo o corpo, incluindo palmas e plantas, órgãos genitais e o rosto.

A transmissão acontece por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias, mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas contaminadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Vacina

As primeiras vacinas contra a varíola do macaco devem chegar ao Brasil em setembro. Os imunizantes, fabricados pelo laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, serão adquiridos pelo governo brasileiro por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Rádio Guaíba



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5