Início Notícia Voltar

Pesquisa traça perfil dos investigados por posse e tráfico de drogas em Santo Augusto

Pesquisa foi desenvolvida com base em dados fornecidos pela Polícia Civil

24/06/2022 12:55 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Divulgação


 


Uma pesquisa desenvolvida por estudantes da Unijui traçou o perfil dos investigados por posse e tráfico de drogas em Santo Augusto.

Estudantes do curso de direito desenvolveram a pesquisa na disciplina Projeto Integrador: Crime, Sociedade e Poder Punitivo, com base em dados fornecidos pela Polícia Civil referente aos anos de 2020, 2021 e 2022.

O material mostra que maconha foi a substância mais traficada em Santo Augusto no ano de 2020 (50%) seguida de cocaína (28,6%), crack (14,3%), ecstasy (7,1%). Em 2021 maconha e cocaína predominaram, juntas representaram 80%, seguidas por apreensões de crack (20%). Neste ano, até o presente momento, cocaína foi o entorpecente mais apreendido. Esteve em 45,5% das ocorrências, seguido de maconha (36,4%) e ecstasy (18,2%).

Em relação ao perfil dos acusados, o predomínio é de homens, pele branca, com idade entre 18 e 29 anos tendo como grau de instrução predominante o ensino fundamental. Em 2020, 7,1% tinham ensino superior, diferente do restante do período analisado, quando nenhum dos investigados tinha este nível de instrução.

No ano de 2021, 66,7% tinha ensino fundamental e 33,3% ensino médio, já em 2022 60% informou ter o ensino fundamental e 20% ensino médio, 20% não informaram a instrução.

Outro aspecto analisado na pesquisa, foi em relação à localização dos investigados. No ano de 2020, a maioria das ocorrências envolvia moradores dos bairros São João e Leonízio Gonzatto, já em 2021, 71,4% residiam no Leonizio Gonzatto e em 2022 a maior parte era do bairro Getúlio Vargas.

Considerando os resultados e visando contribuir com a comunidade, os dados foram apresentados em uma conversa com estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto — GINÁSIO, na manhã de quinta-feira, 23.

Além das pesquisadoras, o encontro com os alunos também contou com a presença de Policiais Civis. Foto: Divulgação



Além das pesquisadoras, o encontro com os alunos também contou com a presença das Policiais Civis Cristiane Mielke e Ana Paula Nonnemacher Matos, e do Policial Mairos Antônio Pozzobon que em suas falas, abordaram sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Eles também explicaram como ocorre todo o procedimento com jovens infratores, em específico os trâmites com menores de idade flagrados com drogas.

Para realização desta pesquisa, foram analisadas 16 ocorrências. Cabe destacar que essa amostra é referente aos procedimentos realizados na Polícia Civil, não sendo contabilizadas as ações da Brigada Militar, visto que as informações não foram disponibilizadas.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5