Se não apurarmos uma suspeita, ela nunca passará de um fato jogado ao vento
Psicóloga Joyce fala sobre casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes no podcast Pode Falar
30/05/2022 15:25 por Maira Kempf
Flor símbolo da campanha Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes. Foto: Reprodução
“Violência é tudo aquilo que se coloca para uma pessoa de maneira agressiva, que cause nela algum dano”. É assim que a psicóloga Joyce Carolina Ledur Dalmolin descreve o que é violência, assunto em destaque neste episódio do podcast Pode Falar. Nele abordamos o abuso e exploração de crianças e adolescentes, já que o mês de maio é marcado pela cor laranja, mês de combate a essas situações.
No Rio Grande do Sul são registrados 27 casos de violência a crianças e adolescentes por dia, e, geralmente, o agressor é conhecido da vítima. Essa também é a realidade em Santo Augusto, onde atualmente são acompanhadas mais de 40 famílias por violações de direitos de crianças e adolescentes. São casos de violência psicológica, molestamento e importunação, explicou Joyce, que atua no Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS e na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC.
São casos sensíveis e difíceis de serem identificados, mas a psicóloga esclareceu que sim, a vítima dá sinais e, cabe a qualquer cidadão notificar a suspeita. “Havendo desconforto, podemos desconfiar sempre de violência […] Se não apurarmos aquela suspeita, ela nunca passará de um fato jogado ao vento, precisamos construir lugares de escuta, para essas crianças e adolescentes” pontuou.
Canais para denúncia
Conselho Tutelar 3781 3875
Brigada Militar 99933-0725
Delegacia de Polícia 3781 1352/ 1521
CREAS 3781-5248 - Celular 99626-7365
Disque 100
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.