Início Notícia Voltar

Primeira prenda trans homenageada pelo MTG será presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas

Gabriella Meindrad lidera a comissão que já escolheu o tema para 2022: "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras"

12/05/2022 15:15 por Maira Kempf


CapaNoticia

Gabriella Meindrad Santos de Souza será a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas em 2022 Arquivo Pessoal / Divulgação


 

A primeira prenda trans reconhecida como participante do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Gabriella Meindrad Santos de Souza, será a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas em 2022. Gabriella, que é secretária adjunta da Cultura no Estado, terá a missão de coordenar a comissão que organiza as atividades culturais e festivas relacionadas à data de celebração farroupilha.

O cantor, compositor, gaiteiro e violinista Adair de Freitas será o patrono dos festejos.

Conforme a Secretaria Estadual de Cultura, os Festejos Farroupilhas deste ano terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula, no município de Canguçu. As atividades se estenderão até 20 de setembro. 

— É uma alegria estar presidindo a Comissão Estadual dos Festejos neste ano. Principalmente, pela retomada das atividades presenciais, pela expectativa do Estado na realização da Semana Farroupilha, mas também pela representatividade, do tema de 2022 falar sobre as "etnias do gaúcho: Rio Grande terra de muitas terras", abrangendo toda a diversidade que forma o gaúcho, seja etnico-racial, de orientação e identidade sexual, religiosa, etc. Minha ligação com a cultura é desde muito pequena e, em 2019, vivi um momento único e especial ao ser homenageada como prenda, sendo uma mulher trans. Os festejos farroupilhas de 2022, marcarão o retorno, mas também a importância do respeito a pluralidade das pessoas, como dizia Paixão Côrtes: "Gaúcho é um estado de espirito" — afirmou Gabriella.

Neste ano, o tema será Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras. No ano passado (2021), os festejos homenagearam ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais representativas do Sul do Brasil.

A prenda Gabriella

Em julho de 2019, a repórter Elana Mazon descreveu assim a emoção de Gabriella ao trajar um vestido de prenda.

"Esperei 25 anos por este momento." Foi com esta frase que Gabriella Meindrad Santos de Souza, 32 anos, iniciou uma postagem em suas redes sociais na qual mostrou uma foto usando um vestido de prenda. O traje, de tecido claro com bordados de flores, foi usado para um evento especial: durante a etapa regional da Ciranda de Prendas da 10ª Região Tradicionalista, na cidade de Mata, na Região Central, no último sábado (29), 57 peões e prendas que fizeram parte de gestões nos últimos 32 anos foram homenageados com menções honrosas. Para Gabriella, porém, o fato foi mais significativo porque ela é uma mulher transexual. Naquele dia, pela primeira vez, foi chamada de prenda.

O caso de Gabriella é tratado como inédito. Nem ela, nem o diretor cultural da 10ª RT e o presidente do MTG têm notícias de que outra mulher transexual tenha sido homenageada como prenda em um evento oficial.

— A sociedade é livre, cada pessoa pode fazer as suas escolhas. E o movimento faz parte dessa sociedade, não pode ser blindado contra questões como esta —  disse, na ocasião, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro.

Gaúcha ZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5