Início Notícia Voltar

Sol predomina no RS nesta segunda, em semana que deve ter onda de calor

Máximas ficam acima dos 30ºC em diversos pontos. Semana terá massa de calor muito forte.

10/01/2022 08:16 por André Motta


CapaNoticia

O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez nesta segunda-feira. Períodos de céu claro ocorrem em diversas regiões, apesar de nuvens esparsas em diferentes pontos do Estado. Da tarde para a noite, não se pode descartar chuva de verão muito localizada nos Campos de Cima da Serra.

O dia começa com temperatura agradável, mas a tarde é de calor. A temperatura se eleva mais no Oeste, que terá uma tarde muito quente em que as máximas superam os 35ºC. O vento se intensifica com rajadas do quadrante Leste no Leste gaúcho da tarde pra noite pela influência de ar mais frio sobre o oceano na costa. Em Porto Alegre, o sol predomina. A mínima é de 19ºC, e a máxima chega aos 33ºC.

As marcas não tão altas antecedem uma brutal onda de calor por período prolongado que atingirá o Centro da América do Sul nesta semana e na metade do mês. São esperadas marcas extremas em grande parte da Argentina, Uruguai, e Rio Grande do Sul. Recordes de máximas de décadas devem cair nos territórios uruguaio e argentino que devem sofrer o pior, mas marcas históricas também podem ser alcançadas no RS.

Será um evento de calor incomum com temperatura muitíssimo acima da climatologia normal de janeiro com máximas até 10ºC a 15ºC acima das médias históricas. O que modelos discrepam ainda é sobre a quanto pode chegar a temperatura. A tendência, pela análise da MetSul, é de marcas de até 45ºC a 47ºC nos locais mais quentes da Argentina e de 41ºC a 43ºC no Uruguai.

Aqui, o pior do calor em momento inicial vai se dar no Oeste com escalada de temperatura nos próximos dias e máximas de 41ºC a 42ºC na área de Uruguaiana na segunda metade da semana. Alguns dados projetam para a região até 43ºC ou mais, o que confirmando-se significaria um novo recorde absoluto de calor no Rio Grande do Sul, hoje de 42,6ºC em Alegrete (1917) e Jaguarão (1943). Em Porto Alegre e região, o calor será maior no final da semana e no próximo fim de semana com marcas ao redor ou acima dos 40ºC.

Mímimas e máximas no RS 

Erechim 18ºC / 30ºC
Vacaria 14ºC / 24ºC
Santa Rosa 18ºC / 35ºC
Torres 19ºC / 28ºC
Caxias do Sul 15ºC / 29ºC
Santa Maria 18ºC / 33ºC

Correio do Povo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5