Estiagem: 1 em cada 5 municípios está em situação de emergência no RS
Nesta segunda-feira (3), governo do estado debateu ações de apoio aos produtores prejudicados pela falta de chuva. Corsan reforça sistema de abastecimento em regiões afetadas.
04/01/2022 08:51 por André Motta
Mais nove municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa da estiagem, conforme a Defesa Civil. Ao todo, já são 105 cidades com decretos pela falta de chuva, em torno de 21,1% das cidades ou uma em cada cinco. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (3) é o primeiro deste ano.
Além dessas cidades, há outras oito que não decretaram situação de emergência, mas que registraram problemas pela seca. O total de 113 municípios afetados (veja a lista abaixo) corresponde a 22,7% das 497 cidades do estado.
Contudo, a Defesa Civil alerta que apenas 17 cidades encaminharam as documentações completas para que o governo do estado homologue os decretos.
"Este passo é necessário para que o Governo Federal também reconheça a situação de emergência", explica o coordenador da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes.
A situação motivou a realização de uma reunião entre o órgão, a Emater, entidade de assistência e extensão rural, e secretarias do estado.
A titular da Secretaria da Agricultura, Silvana Covatti, anunciou aporte de R$ 201,4 milhões em irrigação e conservação de água, em projetos cujos processos de licitação devem começar após liberação do orçamento na metade de janeiro. Quatro máquinas de perfuração de poços estão sendo utilizadas em locais onde a situação é mais grave.
"Vamos fazer um esforço para tentar agilizar a tramitação disso o mais rápido possível e ajudar a preparar o Rio Grande do Sul para os períodos de falta de chuva", diz.
Uma das ações já previstas pelo governo é que a Emater priorize a verificação dos comunicados de laudos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A iniciativa do governo federal garante o pagamento de financiamentos rurais em caso de redução de receita por eventos climáticos, pragas ou doenças sem controle.
Além disso, a entidade deve auxiliar as prefeituras nos decretos de situação de emergência e apresentar um levantamento das perdas com a estiagem.
Medidas da Corsan
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou uma série de medidas para conter os impactos da estiagem no estado, garantir o abastecimento e evitar racionamento de água. Entre elas, estão o reforço dos sistemas e a utilização de caminhões-pipas.
As ações foram divididas por regiões do estado, que apresentam níveis diferentes nos reservatórios, bem como têm demandas de consumo distintas.
Cidades afetadas pela estiagem:
Agudo
Alpestre
Alto Alegre
Ametista do Sul
Anta Gorda
Aratiba
Arroio do Meio
Augusto Pestana
Barra do Guarita
Barra do Rio Azul (sem decreto)
Barra Funda
Benjamin Constant do Sul
Boa Vista das Missões
Boa Vista do Cadeado
Bom Progresso (sem decreto)
Boqueirão do Leão
Caiçara
Campos Borges
Capão do Cipó
Capitão
Centenário
Cerro Grande
Chapada
Chiapetta (sem decreto)
Colinas (sem decreto)
Constantina
Coqueiros do Sul
Coronel Bicaco
Crissiumal
Cristal do Sul
Cruz Alta
Cruzeiro do Sul
Derrubas
Dois Irmãos das Missões
Doutor Ricardo
Engenho Velho
Erval Grande
Erval Seco
Esperança do Sul
Espumoso
Estrela (sem decreto)
Estrela Velha
Fontoura Xavier
Fortaleza dos Valos
Frederico Westphalen
Gramado dos Loureiros
Gravataí
Humaitá
Ijuí
Iraí
Itacurubi (sem decreto)
Jaboticaba
Jacuizinho
Jóia
Júlio de Castilhos
Lageado do Bugre
Lagoa dos Três Cantos
Lagoão
Liberato Salzano
Marcelino Ramos
Miraguaí
Nonoai
Nova Boa Vista
Nova Bréscia
Nova Esperança do Sul
Novo Barreiro
Novo Tiradentes
Novo Xingu
Paim Filho
Palmeira das Missões
Palmitinho
Pinhal
Pinheirinho do Vale
Planalto
Pontão
Putinga
Quevedos
Quinze de Novembro
Redentora
Rio dos Índios
Rodeio Bonito
Ronda Alta
Rondinha
Roque Gonzales
Sagrada Família
Salto do Jacuí
Santa Maria (sem decreto)
Santo Ângelo
Santo Augusto
São José das Missões
São Martinho (sem decreto)
São Pedro das Missões
São Valentim
São Valério do Sul
Sarandi
Seberi
Selbach
Severino de Almeida
Sobradinho
Soledade
Tapera
Tenente Portela
Tiradentes do Sul
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Tunas
Tupanciretã
Venâncio Aires
Vespasiano Corrêa
Vicente Dutra
Victor Graeff
Vista Alegre
Vista Gaúcha
G1/RS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.