Valdonês Joaquim, recém-eleito cacique da Terra Indígena do Guarita, é preso
Contra ele havia um mandado de prisão por descumprimento de determinação judicial
28/12/2021 08:03 por Maira Kempf
Foto: Arquivo/ Rádio Alto Uruguai
O recém-eleito cacique da Terra Indígena Guarita, e ex-vereador de Tenente Portela, Valdonês Joaquim foi preso no final da tarde de segunda-feira, 27, em Tenente Portela.
Ele foi preso por policiais militares, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais de Três Passos. De acordo com informações, Valdonês foi condenado a prisão (pena de mais de 12 anos),em processo criminal por apoio a um grupo de assaltantes de banco, em roubos cometidos no ano de 2017, quando era cacique da área indígena, mas desde maio de 2020 estava cumprindo prisão em regime domiciliar. A prisão dessa segunda-feira teria ocorrido por quebra dessa condição, sendo determinado o seu recolhimento ao Presídio Estadual de Três Passos, onde novamente fica à disposição do Poder Judiciário.
Valdonês protagoniza nos últimos anos uma luta pela liderança da Terra Indígena Guarita, contra o grupo do atual cacique, Carlinhos Alfaiate. Neste mês de dezembro, inclusive, Valdonês venceu uma eleição organizada por seus aliados para o cacicado e se autoproclamou cacique da Terra Guarita, algo que não é reconhecido por Carlinhos Alfaiate.
Com informações Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.