Frio e geada no Sul do Brasil a apenas duas semanas do Natal
O mesmo perfil muito seco da atmosfera que favorece o forte resfriamento noturno também proporciona rápido aquecimento durante o dia.
08/12/2021 11:17 por Maira Kempf
Amanhecer em São Joaquim, na Serra, nesta quarta-feira (8) — Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online
Institutos de meteorologia alertam para a possibilidade de ocorrer geada em algumas cidades do Sul do país nos próximos dias. Ar muito seco e mais frio ingressou nas últimas horas em parte do Sul do Brasil, o que explica dias com máximas abaixo dos 30ºC e muito vento em pleno dezembro.
Com o tempo aberto e o perfil seco da atmosfera, o resfriamento noturno será acentuado. As mínimas somente não serão mais baixas porque os dias têm amanhecido muito cedo com claridade já antes das 5h da manhã, uma vez que o solstício de verão está muito próximo. Em São José dos Ausentes, por exemplo, o sol nasceu às 6h14 nesta quarta-feira. O amanhecer da quarta-feira teve mínimas abaixo de 10ºC em muitos municípios de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Estado vizinho a temperatura mais baixa foi de 4,4ºC em Bom Jardim da Serra, às 6h.
As madrugadas de quinta e sexta devem repetir a mesma tendência com ar seco e tempo aberto que favorecerão mínimas muito baixas para esta época do ano. O amanhecer da quinta, inclusive, pode ser o mais frio desta semana com marcas abaixo de 5ºC na região de Ausentes e tão baixas quanto 2ºC a 4ºC no Planalto Sul Catarinense, o que resultará em geada.
Os mapas acima são do modelo meteorológico canadense. Eles mostram a probabilidade de geada no Planalto Sul de Santa Catarina no amanhecer desta quinta-feira. A boa notícia é que a temperatura muito baixa se limita exclusivamente à noite, nas cidades de maior altitude e em pontos principalmente de baixada. O mesmo perfil muito seco da atmosfera que favorece o forte resfriamento noturno também proporciona rápido aquecimento durante o dia.
Se algumas regiões terão frio, outras, vão sim anotar calor intenso. O Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina devem ter tardes muito quentes com céu azul e ar muito seco nesta segunda metade da semana. As máximas em alguns municípios passam dos 35ºC.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.