Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue
Casos aumentaram em 12 estados em relação ao ano passado
30/11/2021 15:30 por Maira Kempf
O Ministério da Saúde lançou hoje (30) a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Até 31 de dezembro, serão divulgados na TV e nas redes sociais vídeos educativos para evitar a proliferação das doenças.
A campanha deste ano é intitulada “Combata o mosquito todo dia, coloque na sua rotina” e tem objetivo de mobilizar a população para retirar água acumulada de calhas, garrafas, sacos de lixo, pneus e outros recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.
Durante coletiva de lançamento da campanha, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, conclamou a população a estar vigilante no combate ao Aedes aegypti.
“É a você cidadão brasileiro que a gente dirige a palavra e pede para que redobremos os nossos cuidados para que possamos combater o mosquito todo dia e coloquemos esse combate na nossa rotina. Neste momento, precisamos de seu apoio para combatermos o mosquito, erradicarmos e termos controle das doenças”, afirmou.
De acordo com levantamento apresentado pela pasta, 12 estados tiveram aumento dos casos de dengue em relação ao ano passado. No Amapá, os casos passaram de 53 para 241 neste ano. Em Alagoas, foram registrados 2,2 mil casos ano passado e 6,3 mil em 2021. No Rio Grande do Sul, são 9,9 mil casos registrados neste ano. Em 2020, foram 3,9 mil.
Santo Augusto
Santo Augusto está em alerta para infestação do Aedes Aegypti. Isso é o que mostra o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), que está em 2,4%.
De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, quando inferior a 1 o índice indica condição satisfatória. De 1 a 3,9 configura-se situação de alerta e acima de 3,9 o parâmetro indica situação de risco.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, os dados foram coletados pelos agentes de endemias na primeira quinzena deste mês, nos bairros Santo Antônio, Centro, São Francisco e Getúlio Vargas.
Ao todo, foram coletadas nove amostras com larvas, sendo que seis apresentaram resultado positivo para o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e, eventualmente, a febre amarela. As outras três tiveram resultado negativo.
Segundo a SMS, os proprietários dos locais onde são encontradas larvas são notificados. Desde o início do ano, 179 notificações foram distribuídas no município.
Agência Brasil
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.