Início Notícia Voltar

Búfalos são abandonados em um dos maiores casos de maus tratos a animais já vistos no Brasil

Animais definhando foram encontrados no município de Brotas (SP)

24/11/2021 14:52 por Maira Kempf


CapaNoticia

Urubus comem carcaças de búfalos mortos em Brotas — Foto: Fabio Rodrigues/g1





A Polícia Ambiental encontrou centenas de animais em situação de maus-tratos no início deste mês, em uma fazenda de Brotas (SP).

Após receber uma denúncia, os policiais foram ao local e flagram 335 vacas e 332 bezerros, todos do gênero bubalus (búfalo-asiático) em situação de abandono.

Os búfalos foram encontrados em estágio avançado de desnutrição e, pelo menos 27 animais morreram. As carcaças foram encontradas sob montes de terra na fazenda.

Vários animais estavam confinados em uma área extremamente pequena e só tiveram acesso ao pasto após a intervenção dos policiais. Outros foram encontrados atolados e precisaram de ajuda de máquinas para saírem da lama.

O dono da fazenda foi autuado em R$ 2,133 milhões. Ele chegou a ser preso, mas pagou fiança de R$ 10 mil e foi liberado.

Os animais receberam silagem de cana, doada por uma usina, e água, levada por um caminhão pipa da prefeitura. Foram usados 8 mil litros para matar a sede dos animais.

Na última quinta-feira (18), a Justiça retirou a tutela provisória dos animais da ONG Amor e Respeito Animal (ARA), que havia sido concedida por um período de 15 dias pelo juiz Rodrigo Carlos Alves de Melo, em 11 de novembro.

Dentre as determinações, a nova decisão judicial devolveu ao proprietário da fazenda a tutela e a responsabilidade sobre cerca de mil búfalos.

Segundo o advogado de defesa, Celio Barbará, a fazenda está oferecendo alimento e água aos animais e nunca houve maus-tratos. Ele também disse que há um veterinário responsável por cuidar do gado e que irá vacinar e dar todos os tipos de medicamentos necessários.

A Delegacia de Polícia segue com o inquérito para apurar os fatos.

G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5