Inmet alerta para risco de temporais em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira
Ao que tudo indica, a chuva persiste na maioria das regiões na quarta-feira.
16/11/2021 09:01 por Maira Kempf
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa Inmet / Reprodução
O Rio Grande do Sul terá uma terça-feira (16) marcada por tempo instável. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de temporais, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h, nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Nessas localidades, podem ocorrer transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. Isso ocorre, principalmente, entre a madrugada e o fim da manhã. Nas demais regiões, as precipitações devem aparecer a partir da tarde, em forma de pancadas moderadas.
De acordo com o Climatempo, os maiores acumulados estão previstos para Vitória das Missões, nas Missões, Unistalda, na Região Central, e Ubiretama, no Noroeste: 44mm (cerca de 27% do volume de chuva esperado para novembro nas cidades).
A temperatura mínima do dia, 10°C, deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra. Durante a tarde, os termômetros de Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no Norte, marcam 35°C, a máxima do RS. A variação térmica na Capital fica entre 19°C e 30°C.
Ao que tudo indica, a chuva persiste na maioria das regiões na quarta-feira (17). Apenas a Fronteira Oeste deve ter tempo firme, com sol entre nuvens. Ainda há risco de temporais, com descargas elétricas e trovoadas, principalmente na Metade Norte. O maior acumulado será em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo: 32mm (cerca de 23% do volume de chuva esperado para novembro no município). A mínima do RS, de 7°C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima, 30°C, está prevista para Vicente Dutra, no Norte. Porto Alegre marca de 15°C a 22°C.
Gaúcha ZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.