Início Notícia Voltar

Previsão do tempo – Condição favorável ao plantio da safra de verão

Sequência de dias de sol no Rio Grande do Sul permitirá acelerar a semeadura da safra de verão após período mais chuvoso

19/10/2021 09:24 por André Motta


CapaNoticia

Tempo ensolarado nesta semana favorecerá plantio da safra de verão no Rio Grande do Sul | Gelson Pezzini


 

O Rio Grande do Sul se encontra neste começo de semana sob influência de um centro de alta pressão de 1.022 hPa a Leste do território gaúcho, na costa gaúcha, sobre o Oceano Atlântico. A área de alta pressão proporciona tempo firme na maioria das regiões gaúchas com a presença do sol, permitindo o avanço do plantio da safra de verão. O sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, entretanto são esperadas nuvens esparsas na esmagadora maioria dos municípios. Maior nebulosidade nos Campos de Cima da Serra e em parte do Litoral Norte com chance de chuva e garoa no decorrer do dia em pontos das regiões de Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes e Torres.

O ar seco e mais frio de alta pressão atmosférica que influencia as condições do tempo hoje na maior parte do território gaúcho trouxe mais um amanhecer de temperatura baixa para esta época do ano nesta segunda-feira. O período da tarde, contudo, reserva marcas muito agradáveis para a segunda quinzena de outubro.

O tempo muito pouco muda no decorrer dos próximos dias no estado gaúcho. O tempo firme vai predominar no Rio Grande do Sul até o final desta semana. Um reforço de ar frio que vai passar pela costa entre amanhã e quarta-feira com a instalação de um novo centro de alta pressão, este de até 1.028 hPa, vai proporcionar a continuidade do tempo firme. Por isso, todos os dias até o fim da semana terão a presença do sol com a manutenção das noites frias e das tardes predominantemente agradáveis, esperando-se maior aquecimento a partir de quinta-feira com um pouco de calor em algumas localidades na segunda metade desta semana. A exceção deve ser a faixa litorânea. Em pontos do Norte da Lagoa dos Patos e da costa, especialmente na região entre Mostardas e o Litoral Norte, em parte desta semana devem ocorrer momentos de maior nebulosidade com chance de precipitação, mas os volumes devem ser muito baixos.

Esta condição de tempo firme com vários dias de sol em sequência em quase todo o Rio Grande do Sul vai favorecer a colheita do trigo, atrasada em muitas cidades da Metade Norte gaúcha pela chuva da primeira quinzena de outubro, e proporcionará ainda uma aceleração do plantio da safra de verão. O Oeste e o Sul gaúcho, em especial, devem ser favorecidos no plantio de arroz pelos vários dias consecutivos de tempo ensolarado ou com escassa nebulosidade.

Modelos meteorológicos indicam que no próximo fim de semana haveria aumento das nuvens no estado gaúcho com chance de chuva ou garoa em diversas regiões, entretanto os mesmos dados apontam que as precipitações seriam bastante irregulares na distribuição e com baixos volumes. Em muitos locais, especialmente do Centro para o Sul gaúcho, sequer choveria. 
 

Metsul



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5