MEI deve ser pago até dia 31 deste mês, para não cair em Dívida Ativa
Em Santo Augusto mais de 400 microempreendedores individuas estão em atraso com o Governo Federal.
18/08/2021 09:52 por André Motta
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o país têm até o dia 31 de agosto para regularizar seus débitos com o Governo Federal. A situação pode ser resolvida recolhendo o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) – referente aos impostos (INSS, ISS e ICMS), ou fazendo seu parcelamento dos valores.
Em Santo Augusto segundo o Coordenador de Indústria, Comércio e Serviços, Tarcísio Henz, existem certa de 800 MEIs, destes 50% estão em atraso. Ainda conforme o coordenador, alguns com mais de 10 anos de dívida. Tarcísio reforça a importância de que as pessoas não deixem o débito cair em Dívida Ativa na Receita Federal, para evitar muita dor de cabeça e pagar menos.
Para quem tem dúvidas ou não sabe acessar o seu MEI, pode procurar a coordenadoria de indústria, comércio e serviços de Santo Augusto, no quarto andar do Centro Administrativo para tirar dúvidas e solicitar auxilio para regularizar a dívida que pode ser parcelada.
A partir de setembro, a Receita Federal (RFB) encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa. Além da negociação com o governo federal, a notificação da dívida ativa será enviada para o município, o que incutirá mais juros.
O MEI inadimplente poderá ainda sofrer consequências como:
- perder a qualidade de segurado no INSS;
- ter seu CNPJ cancelado;
- ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela RFB, Estados e Municípios;
- ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.
Para consultar seus débitos clique aqui.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.