Início Notícia Voltar

Câmara aprova prorrogação da entrega do Imposto de Renda, com emenda do imposto a pagar

Alteração define limite de dezembro para parcelamento de eventuais dívidas dos contribuintes

14/04/2021 09:04 por Ed Junior


CapaNoticia

Parcelamentos no último dia de entrega serão limitados a cinco meses | Foto: Pablo Valadares / Agência Câmara / CP


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a versão final do projeto que prorroga o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda para 31 de julho. O texto teve de ser analisado novamente após emenda do Senado acrescentar o limite para  dezembro de 2021 nas parcelas de eventuais impostos a pagar das declarações. Agora a proposta aguarda sanção presidencial.

A alteração foi feita a pedido do governo federal. Conforme análise, se as parcelas fossem estendidas, existiria risco de perda de arrecadação em até R$ 13 bilhões no Orçamento deste ano.

A matéria contou com parecer favorável do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI). Segundo o texto, o imposto a pagar poderá ser feito em, no máximo, seis parcelas, mas quem entregar no último dia terá apenas cinco meses para dividir o tributo a pagar, obedecendo ao limite estipulado em emenda.

O projeto aprovado não altera o cronograma de restituição do IR. Assim, os contribuintes que entregarem a declaração com antecedência poderão receber a restituição a partir de 31 de maio de 2021.

No ano passado, também houve a prorrogação do prazo para a entrega da declaração. A mudança, contudo, foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo final para 30 de junho. O cronograma de restituição permaneceu o mesmo, fazendo com que o primeiro lote fosse liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega.

Correio do Povo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Voz do Brasil

Ouça aqui

91.5 FM

Sertanejão 91
89.7
91.5