Início Notícia Voltar

Leite defende suspensão do modelo de cogestão

Sistema que dá autonomia a municípios para flexibilizar restrições pode ser reavaliado

22/02/2021 08:27 por redação


CapaNoticia

 

 

O governador Eduardo Leite defendeu nesta segunda-feira (22), em entrevista, a suspensão do sistema de cogestão no modelo de distanciamento controlado. Segundo ele, é preciso "alinhamento" na aplicação de medidas mais restritivas diante do quadro grave da pandemia no Rio Grande do Sul.

Com a cogestão, as prefeituras de cada região podem chegar a um acordo e adotar protocolos semelhantes aos da classificação imediatamente anterior — os locais com bandeira preta, por exemplo, podem escolher medidas semelhantes às da bandeira vermelha.

— A cogestão é uma boa ferramenta, é positiva, mas quando temos um momento crítico como esse o melhor é alinharmos ações, para que seja uma única comunicação com a população, sem gerar dúvidas — disse.

Na última sexta-feira, o governador anunciou 11 regiões em bandeira preta no modelo de distanciamento controlado e a suspensão de atividades, em todo o Estado, entre 22h e 5h. O quadro no RS, segundo Leite, é "gravíssimo" e "sem precedentes".

— Em julho, tínhamos em média aumento de 64 pacientes por dia em leitos clínicos e de UTI. Na segunda onda, tínhamos em média 67, na mesma base. Agora, temos 170 pacientes sendo internados em média por dia, nos últimos 10 dias. Este é o nível da gravidade que estamos vivenciando.

Leite ainda rebateu as críticas de diferentes prefeitos e setores empresariais às restrições anunciadas pelo Piratini.

— Não se trata de ficar buscando culpados. Ninguém é culpado ou está fazendo nada errado no seu setor. A questão é termos a consciência na sociedade de que as coisas não estão normais. Além de gerar menos circulação, essas suspensões de atividades ajudam a dar a percepção de que estamos em uma situação excepcional — afirmou. 

Eduardo Leite terá reuniões com entidades empresariais e também com Federação das Associações de Municípios (Famurs) na manhã desta segunda-feira.

Fonte: GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5