Santo Augusto manifesta desejo de ter escola Cívico-Militar
Prefeita Lilian entregou ao Secretário do Estado ofício manifestando seu desejo. Secretário falou sobre as possibilidades.
15/01/2021 16:05 por Maira Kempf
Foto: Maira Kempf
Aproveitando a oportunidade da visita do Secretário Estadual de Educação Faisal Karam ao município de Santo Augusto, ocorrida na quinta-feira, 14, a Prefeita Lilian Fontoura Depiere entregou ao representante do Governo Estadual um ofício manifestando o desejo de ter em Santo Augusto uma escola Cívico-Militar. O encontro ocorreu no Auditório Feliciano Paulo Guterres de Moura.
Após ouvir sobre a intenção, o Secretário falou que uma das alternativas é o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares - iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa -, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano. O Rio Grande do Sul teve duas escolas selecionadas no ano de 2020 e neste início de ano mais duas foram selecionadas.
Outra possibilidade apresentada pelo Secretário Faisal trata-se da modelagem própria do Estado, criada a partir de uma Lei do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco. Neste modelo, militares servidores da reserva da Brigada Militar e das Forças Armadas podem trabalhar como monitores nas escolas públicas municipais ou estaduais sejam participantes ou não do programa nacional de escolas cívico-militares do Ministério da Educação. A monitoria compreende as atividades externas da sala de aula, atuando preventivamente na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento, promovendo condições que permitam um ambiente adequado e facilitador para aquisição de conhecimentos.
Por fim, ele destacou que cabe ao município a decisão sobre as modelagens, e colocou o Estado à disposição. Acompanhe a fala do Secretário aqui.
Não há informações de qual modelo poderá ser adotado em Santo Augusto e nem definição quanto à localização da escola.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.