Início Notícia Voltar

Cão vítima de maus-tratos é resgatado em Santo Augusto

Cão foi encontrado extremamente debilitado, com ferimentos profundos na região do pescoço e dificuldades para ficar em pé

13/01/2021 16:12 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 

Um cachorro com um corte profundo no pescoço foi resgatado na manhã desta quarta-feira, 13, em Santo Augusto. Ele foi encontrado em um matagal no bairro Leonizio Gonzatto, nas proximidades da Estação Rodoviária. 

Proprietária do petshop Beleza Animal, Marlete Machado, foi quem o encontrou.

 — Quando o vi, peguei no colo e levei para o meu pet. Ele estava extremamente debilitado, com ferimentos profundos na região do pescoço, rodeado de moscas e bichos e com dificuldades para ficar em pé. Chamamos uma veterinária e medicamos ele. Acreditamos que ele vá se recuperar, já resgatamos outros em situações semelhantes, contou. 

Marlete e a filha Martha Machado - que também auxiliou no resgate - acreditam que ele possa ter sido atado com arame ou direto na corrente, o que causou todos os ferimentos. Outra possibilidade é que tenham colocado uma coleira quando o cão era filhote e nunca mais tiraram.

Martha é voluntária da Asapan e compartilhou com outros membros do grupo a situação de maus-tratos. Como o proprietário ainda não foi identificado, não é possível registrar ocorrência policial, disse a Presidente da Asapan, Fabiana Knechtel. Ela destacou que quem tiver informações sobre o dono do animal pode informar através da página do Facebook da Associação de Proteção aos Animais. 

Marlete disse que pretende descobrir de quem é o animal e denunciar o caso. "As pessoas precisam ter a consciência de que não podem maltratar animais, pois é crime”. Recentemente, há três meses, a Polícia Civil indiciou um jovem e um adolescente teve sua responsabilidade penal juvenil apurada após obrigarem um cachorro a ingerir bebida alcoólica em Santo Augusto. Na época, o fato foi denunciado pela Asapan.

O cão resgatado nesta quarta-feira está internado e precisará de um longo tratamento, até se recuperar.  Quem tiver condições de auxiliar no tratamento, pode entrar em contato pelo número:55-99957-7183. 

Assim que estiver recuperado, o cão, sem raça definida e de grande porte será colocado para adoção responsável. 

Maus tratos é crime 


Sancionada em setembro de 2020 pelo Presidente Jair Bolsonaro, a Lei 1.095/2019 aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. 
A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.
Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.
A lei também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

As imagens abaixo são fortes, mas necessárias para que se possa dimensionar a crueldade humana. 
 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5