Início Notícia Voltar

Professor que usa planta de imóveis para ensinar matemática vence o prêmio Educador do Ano de 2020

Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro, foi eleito em seleção que contou com inscrição de projetos de 3.700 educadores.

28/10/2020 11:55 por Maira Kempf


CapaNoticia

Luiz Felipe Lins, Educador do Ano de 2020 — Foto: Divulgação/Prêmio Educador Nota 10


O professor Luiz Felipe Lins, do Rio, foi anunciado nesta terça (27) como vencedor da edição 2020 do Prêmio Educador do Ano. Ele usou plantas e projetos de imóveis para ensinar matemática.

O projeto "Geometria e Construção" envolveu 70 alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francis Hime, no Rio de Janeiro.

Cinco jurados escolheram Lins entre os dez finalistas - os vencedores do Prêmio Educador Nota 10. Devido à pandemia, só foram aceitas propostas desenvolvidas antes do fechamento das escolas.

"Quando houve a construção de um conjunto habitacional próximo à escola, eu vi que muitos se interessaram. Pensei: como pegar este interesse e trabalhar as orientações curriculares? Perguntei se conheciam uma planta de imóvel, ninguém conhecia. Projetei uma e fui mostrando a janela, a porta, a sala. Falei de escala, mostrei proporção. Propus que eles fizessem um projeto de casa, e eles toparam o desafio", afirma Lins.

Os alunos tiveram que imaginar como seria uma casa – desenhando sua planta baixa e produzindo uma maquete – e calcular áreas e o custo para colocar o piso nos ambientes.

Viram que também era necessário comprar argamassa e calcular a quantidade necessária do material por metro quadrado. Tinham que manejar orçamentos como parte do aprendizado de matemática.

Prêmio Educador Nota 10

A partir das 3,7 mil inscrições, foram escolhidos 50 finalistas e, entre eles, os 10 vencedores. Eles são do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cinco projetos são voltados a alunos do Ensino Fundamental, e três a estudantes do Ensino Médio. Há ainda um projeto de gestão e outro com crianças bem pequenas.

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5