Início Notícia Voltar

Evento do IFFar tem ambiente virtual invadido

Instituição divulgou uma nota de repúdio, lamentando o episódio

16/10/2020 08:43 por Maira Kempf


CapaNoticia

IFFar/Divulgação


 

 

O Instituto Federal Farroupilha divulgou uma nota de repúdio nesta sexta-feira, 16, lamentando um episódio ocorrido durante um evento virtual realizado ontem, 15. 

O evento em questão era o “Seminário Virtual Racismo em Pauta – Discutindo questões contemporâneas” organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto.  O seminário teve seu ambiente virtual invadido e precisou ser suspenso. 

Detalhes do episódio não foram divulgados, porém, situações semelhantes foram registradas em outras instituições de ensino do Estado, e geralmente envolvem grupos extremistas contrários a práticas democráticas. Um desses casos ocorreu em julho deste ano, na Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, que teve uma aula do curso de Nutrição invadida e os participantes sofreram ataques racistas. Na oportunidade, também estava em discussão uma temática relacionada a população negra. 

A organização do evento no IFFar lamenta e pede desculpas aos participantes, e informa que as medidas legais necessárias ao caso estão sendo tomadas e que em breve os inscritos receberão informações sobre a nova data do evento.

 

Abaixo, a nota da instituição: 

NOTA DE REPÚDIO

Na noite de 15/10/2020, o evento “Seminário Virtual Racismo em Pauta – Discutindo questões contemporâneas”, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, teve seu ambiente virtual invadido. Tal ataque teve como propósito a interrupção de um evento acadêmico que procura discutir questões contemporâneas sobre racismo.

A organização do evento lamenta e pede escusas aos participantes, bem como repudia veementemente quaisquer ações antidemocráticas e racistas, que são organizadas com o intuito único de cercear a construção do conhecimento livre e práticas democráticas.

Também informamos que as medidas legais necessárias ao caso estão sendo tomadas e que em breve os inscritos receberão informações sobre a nova data do evento, bem como link para acesso ao ambiente seguro de debate.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5