Início Notícia Voltar

Projeto visa reduzir população de cães e gatos em Santo Augusto

28/05/2020 16:29 por kempf.maira


CapaNoticia

  Um projeto visando o controle de natalidade de cães e gatos será colocado em prática em Santo Augusto no próximo mês. Essa era uma reivindicação antiga dos defensores da causa animal no município, principalmente àqueles ligados a ASAPAN. A partir de segunda-feira, 01, iniciará o cadastro para participar do Projeto de Esterilização Animal - PEA da Prefeitura de Santo Augusto.  Em entrevista à Rádio Querência, o prefeito Naldo Wiegert informou que esse projeto surgiu em 2017. A demora, segundo ele, ocorreu devido as adequações necessárias, já que o projeto é espelhado em um realizado em Passo Fundo. Também houve demora para aprovação do mesmo pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. "Vamos procurar minimizar a proliferação de animais e com o tempo controlar essa proliferação" acrescentou. O projeto prevê a realização de 15 procedimentos mensais. Dez para animais de beneficiários que se cadastrarem e cinco para animais abrigados pela ASAPAN. Todos os animais atendidos pelo projeto serão chipados, para que o Poder Público tenha controle dessa população e o proprietário possa ser penalizado, caso haja abandono, pois também é objetivo do Poder Público incentivar a posse responsável. Em relação aos recursos financeiros, parte advém de uma verba do deputado federal Jerônimo Goergen. [caption id="attachment_41644" align="alignleft" width="491"] Fabiana Knechtel, presidente da ASAPAN, considerou projeto como uma vitória da associação e da comunidade. Foto: Maira Kempf[/caption] Poderão participar do PEA pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único e domiciliadas no município de Santo Augusto que possuam animais com idade mínima de 6 meses, com a vacinação antirrábica atualizada e condição física satisfatória. Elas deverão dirigir-se a Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), preencher a ficha cadastral e solicitar a aprovação de participação. Efetuada a aprovação, o participante deve se dirigir até a SEDECOM para efetuar o cadastro do tutor, munido da aprovação da SEHAS, e solicitar a requisição de procedimento. Munido destes documentos, deverá se dirigir até a Clínica Veterinária Saúde Animal para realização de consulta e definição de data do procedimento. Tudo de forma gratuita.
A Presidente da ASAPAN, Fabiana Knechtel, disse, em entrevista à Rádio Querência, que "a associação recebe de forma positiva a notícia da implantação deste projeto, pois irá beneficiar não só os cães que estão com a ONG, mas também aqueles da comunidade". "É uma vitória da ASAPAN junto com a comunidade", acrescentou.
Atualmente, a ASAPAN possui 208 cães em lares de apoio. Fabiane fez um apelo, para àqueles que puderem ajudar, com doações ou outras formas, que o façam. A ASAPAN é uma entidade sem fins lucrativos e que se mantém com trabalho voluntário. Quem tiver interesse em adotar um destes animais, de forma responsável, pode entrar em contato pelo Facebook da ASAPAN.
   



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5