Início Notícia Voltar

Aulas serão retomadas em junho, de forma remota

27/05/2020 16:55 por kempf.maira


CapaNoticia

  Em pronunciamento via internet na tarde desta quarta-feira, 27, o governador Eduardo Leite anunciou que as aulas na rede pública e privada do Rio Grande do Sul serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, de forma remota, ou seja, digital, na plataforma Google Classroom. O retorno das aulas presenciais ainda não está definido, mas o que se sabe é que não ocorrerá no próximo mês. A projeção é para isso ocorrer em julho, de forma gradual. O Governo do RS projeta a volta integral de todos os níveis de ensino apenas em setembro. De acordo com o governador, foram definidas cinco etapas para esse retorno, mas a retomada das atividades nas escolas está sujeito à evolução da pandemia. Ele foi enfático ao afirmar que "não será permitido retorno das atividades de educação que não de forma remota, mesmo na rede particular. As plataformas usadas poderão variar, de acordo com o desejo de cada gestor", disse Leite. Na rede municipal, os prefeitos poderão optar por não retomar as atividades de forma remota, se assim avaliarem. Nesta primeira etapa a previsão é de retomada das aulas na segunda-feira, 01, em modo remoto para todos os níveis, de todas as redes, na modalidade híbrida, com uso da tecnologia e disponibilização de materiais aos pais ou responsáveis com dificuldade de acesso via internet. "A gente sabe que será um desafio para muitas famílias ter esse conteúdo. Mas estamos bastante otimistas com a adesão da maior parte dos nossos alunos. E vamos trabalhar para alcançar todos eles", disse o governador.
 Um protocolo de saúde específico para o retorno das aulas está sendo organizado pelo governo do RS para entrar em vigor quando as aulas presenciais iniciarem. A "Etapa 2" deverá ser anunciada no dia 15 de junho, com atividades a partir de 1 de julho. Na segunda etapa, conforme explicou o governador, deve retornar as atividades práticas existentes no ensino superior, como as atividades de laboratórios. Também voltam a ser presenciais o calendário acadêmico de pesquisas e estágios superiores.
O novo método deve obedecer aos protocolos do Distanciamento Controlado do governo estadual e aos protocolos específicos que serão publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além disso, um Comitê de Emergência será instalado nas escolas para monitoramento da execução dos protocolos de saúde.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5