Início Notícia Voltar

Ernani Polo assumirá presidência da Assembleia Legislativa

31/01/2020 16:53 por kempf.maira


CapaNoticia

    Na próxima segunda-feira, às 09 horas, em Porto Alegre ocorrerá a Sessão Solene de Eleição e Posse dos Membros da Mesa Diretora para o período 2020/2021. Na oportunidade, o Deputado Ernani Polo assumirá como presidente da Assembleia Legislativa.  Essa será a primeira vez que um santo-augustense assumirá o posto, o mais alto dentro da casa legislativa. Ernani assumirá devido a decisão de gestão compartilhada, que já vem sendo adotada há alguns anos e permite que as quatro maiores bancadas façam um acordo de rodízio para que cada uma possa presidir por um ano dentro da gestão.  Em 2021 assumirá Gabriel Souza do MDB e em 2022 Valdeci Oliveira, do PT. Em entrevista a Rádio Querência, Ernani destacou que presidir o parlamento será um grande desafio, que exigirá muita responsabilidade, visto que são 54 deputados e deputadas, sendo 17 bancadas representadas. "O parlamento  representa toda da população gaúcha, a democracia está representada lá, nós  teremos a responsabilidade e a oportunidade de poder coordenar neste ano que será  de muitos debates importantes para o povo gaúcho", afirmou o deputado. Segundo Ernani, o trabalho terá foco em projetos que busquem o desenvolvimento do Estado, "que possamos voltar ao status de protagonistas no país". Da região, ocuparam a cadeira da presidência Alberto Hoffmann de Ijuí (1952-1954)  e Edgar Pretto, natural de Tenente Portela (2017-2018). Na segunda-feira, a Rádio Querência estará em Porto Alegre, acompanhando a sessão.  

Trajetória do deputado Ernani

Ernani iniciou sua trajetória política no final dos anos 1990, quando foi assessor parlamentar do deputado federal João Augusto Nardes, na Câmara dos Deputados, do deputado estadual Wilson Covatti, na Assembleia Legislativa. Em 2000, concorreu a vereador em Santo Augusto. Foi o mais votado da história do município e, proporcionalmente, o mais votado do Estado (1.098 votos). No ano seguinte, foi presidente da Câmara Municipal, ano em que também assumiu temporariamente o cargo de prefeito municipal. Em 2002 foi vice-presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). Em 2002 e em 2006 coordenou as campanhas do Deputado Jerônimo Goergen (respectivamente 37.229 votos, em 392 municípios e 69.550 votos, em 447 municípios) e de 2003 a 2009 foi seu chefe de gabinete. Em 2010 concorreu a deputado estatual pelo Progressistas, fazendo 38.767 votos. No ano seguinte, foi eleito secretário geral do Partido no Estado, e, em dezembro assumiu cadeira no Parlamento gaúcho. Durante o mandato, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL-RS e foi membro titular das Comissões de Assuntos Municipais e Legislativa Popular. Também coordenou a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores em Energia Elétrica e Telefonia e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. Ernani Polo também criou e presidiu a CPI da Telefonia, o que resultou em um Termo de Cooperação Técnica entre as operadoras e a Anatel, melhorando assim os serviços aos consumidores e, frente à Comissão de Agricultura, coordenou o projeto "Radiografia da Agropecuária Gaúcha". Em 2014 foi eleito deputado Estadual, com 57.427 votos, sendo o 10º deputado mais votado e o 3º mais votado do partido. Neste mandato, foi presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa e integrou as Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; de Participação Legislativa Popular e também membro da Comissão sobre dívidas dos Estados com a União e presidente da Comissão Especial sobre telefonia, da UNALE. Em 2015, por indicação do Progressistas e pela confiança do governador José Ivo Sartori, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde desenvolveu diversas ações em prol do desenvolvimento do setor primário gaúcho, como o Agro + RS, o "Conservar para Produzir Melhor", o Pró-Oliva, o Pró-Pecan, o marco legal das florestas plantadas, a lei do leite, o licenciamento de silos e armazéns, simplificação das normas de irrigação, prazo do exame do mormo, entre outras. Em 2017 foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura – CONSEAGRI e, em 2018, reassumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa. No mesmo ano, foi reeleito como deputado estadual com 67.248 votos. *Com informações Assessoria Deputado Ernani Polo    



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5