Início Notícia Voltar

Ex-árbitro Márcio Chagas da Silva é vítima de injúria racial durante jogo em Ajuricaba

16/12/2019 10:27 por kempf.maira


CapaNoticia

  O ex-árbitro de futebol e comentarista da RBS TV Márcio Chagas da Silva foi vítima de xingamentos racistas durante um jogo neste domingo (15), em Ajuricaba. Ele havia sido convidado para apitar a partida da final do campeonato municipal, entre os times América e Juventus, quando ouviu, de um homem que acompanhava o jogo: "Apita direito, negro safado, se não apitar direito vão fazer que nem em Bento Gonçalves".
O comentarista identificou o homem, e se dirigiu a ele, pedindo que repetisse o que havia falado. O homem repetiu.
— Chamei o policiamento. Ele tentou fugir, mas foi detido e levado algemado para o camburão — relata Chagas.
Na delegacia, o homem foi autuado por injúria discriminatória e liberado. Não foi lavrado flagrante, conforme o delegado Maurício Posselt, pois não havia testemunhas do crime no momento do registro da ocorrência. Chagas diz que pretende representar criminalmente contra o homem.
Em 2014, o comentarista foi alvo de outro episódio de racismo, quando encontrou bananas no seu carro, após uma partida no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Oitava ocorrência

Foi a oitava ocorrência por atos de racismo registrada pelo ex-árbitro, conforme contou ao G1. Recentemente, ele participou de uma audiência de um dos casos, em Caxias do Sul. O acusado não compareceu.
Ele entende que denunciar as violências racistas é um dever.
— As pessoas têm que fazer a ocorrência, fazer a denúncia, dar prosseguimento, porque são casos que acontecem há séculos. Temos o direito de viver livremente, sem sermos xingados, independente da cor — declara.
Chagas ainda relata que o homem assumiu o que disse e falou à polícia que estava de "cabeça quente". Um inquérito será instaurado pela polícia do município para apurar o caso.
*G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5